FAÇA SUA RESERVA AQUI
4 dicas fundamentais para viajar com as crianças

4 dicas fundamentais para viajar com as crianças

Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem e poder viajar com as crianças nas férias é gratificante para toda a família, pois é uma oportunidade incrível para pais e filhos conhecerem juntos novos lugares, culturas diferentes e desfrutarem de um tempo de relaxamento e descanso sem a rotina do dia a dia.

Entretanto, para muitas famílias, esta viagem pode ser um desafio ao pensar que enfrentarão algumas horas de estrada, possíveis atrasos de voos e ainda fazer caber nas malas todas as roupas e acessórios necessários quando se tem a companhia das crianças.

A boa notícia é que com um planejamento bem-feito e muita disposição é possível viajar com as crianças e aproveitar o que o destino oferece sem preocupações. Acompanhe neste artigo algumas dicas essenciais.

1. Visite o pediatra antes de viajar com as crianças

Marque, com antecedência, uma consulta com o pediatra das crianças e converse sobre o passeio que a família está programando. Conte sobre o destino, o roteiro e o período de permanência, pois estas informações o ajudarão a dar as melhores orientações.

Peça uma lista de medicamentos que as crianças possam usar em caso de febre, dores e alguma outra indisposição e verifique se as vacinas estão em dia. Se o destino da viagem exigir alguma vacina específica, procure saber sobre as reações que podem acontecer, assim não haverá surpresas na hora de colocar o pé na estrada.

Para viajar com as crianças é importante checar se o plano de saúde da família tem validade na cidade de destino e, caso não tenha, opte por contratar um seguro de viagem para ter segurança em caso de emergências.

2. Aprenda a simplificar a bagagem

Se antes o casal poderia viajar somente com uma mochila nas costas, com as crianças é certo que essa simplicidade toda não é possível. Mas, não faça disto um impedimento para a viagem, pois com um pouco de organização é possível reduzir a bagagem e viajar mais leve.

Uma das maiores dificuldades em viajar com as crianças é saber o que levar sem cometer exageros, por isso tente pensar no que cada um vai vestir e estabeleça um critério de roupas que combinem entre si. Assim, a peça que não foi usada em um dia pode ser aproveitada no dia seguinte, além dos casacos e calça jeans, que podem repetir mais de uma vez.

Para as viagens de avião, verifique com a companhia aérea o peso permitido para as malas e inclua na bagagem de mão roupas para as crianças, em caso de imprevistos.

3. Ofereça entretenimento durante o trajeto

Durante a viagem as crianças podem ficar agitadas e impacientes, o que pode gerar desconforto para todos e tornar o passeio estressante. Para que isso não aconteça, ofereça distrações.

Se a viagem for de carro, leve jogos de cartas que são uma boa opção, porque envolvem toda a família na brincadeira. Além disso, músicas, livros, brinquedos, DVD portátil e jogos eletrônicos podem garantir algumas horas de distração.

Para viagens de avião, certifique se a companhia aérea já oferece algum entretenimento, pois, muitas têm recursos para as crianças. Lápis e papel para colorir também podem distrair e a mesa de refeições pode ser usada como apoio.

4. Inclua atividades infantis no roteiro da viagem

Pesquise com antecedência sobre o destino e prefira hotéis que tenham estrutura e serviços para atender o público infantil. Alguns hotéis oferecem cozinha baby completa com leite, frutas e micro-ondas para facilitar o dia a dia dos pais.

No roteiro, inclua visita a pontos turísticos e passeios que despertem o interesse das crianças. Busque por atividades que envolverão as crianças, ou mesmo deixá-las livres, como a visita a um parque, por exemplo.

Escolha fazer as refeições em restaurantes que tenham ambiente específico para crianças, como espaço baby ou playground, pois além de garantir a diversão dos filhos, os pais podem comer com tranquilidade.

Pode parecer difícil conseguir relaxar com os preparativos que se deve fazer para viajar com as crianças, mas é bem simples e requer somente um planejamento adequado. Depois, basta descansar e curtir o tempo com a família.

Gostou deste artigo? Em nossa página no Facebook, veja mais dicas para viajar sem preocupações e com muita diversão!

< Voltar

Gostou da matéria? Se inscreva e receba nossas novidades