FAÇA SUA RESERVA AQUI
revisao-do-carro-nas-ferias-o-que-checar-antes-de-viajar

Revisão do carro nas férias: o que checar antes de viajar?

Nada melhor do que aproveitar um recesso ou feriado prolongado para cair na estrada rumo à praia e curtir com a família, não é mesmo? Isso porque não existe nada mais prazeroso e relaxante para sair da rotina e renovar as energias do que estar com os pés na areia, beber uma água de coco e ver as crianças se divertirem. Porém, antes de partir (e dirigir por grandes distâncias), é fundamental fazer uma revisão do carro nas férias.

Afinal, muito mais do que evitar eventuais transtornos e gastos com problemas técnicos no veículo, trata-se de garantir a segurança e o bem-estar da sua família. Por esse motivo, neste post, reunimos alguns aspectos fundamentais para checar com antecedência. Confira!

Pneus e rodas

Um dos primeiros passos na revisão do carro nas férias é, sem dúvidas, averiguar o estado dos pneus e das rodas. A razão disso é simples:

  • pneus carecas aumentam (e muito) a probabilidade de acidentes nas estradas, especialmente se você dirige enquanto chove;
  • rodas com amassados ou trincas podem quebrar e ocasionar fuga do ar.

Portanto, cheque a pressão, eventuais bolhas e desgaste nos cinco pneus (já incluindo o estepe) e troque-os sempre que necessário. Além disso, verifique o estado das rodas para substituí-las — ainda mais se forem de liga!

Sistema elétrico

O sistema elétrico também exige cuidados à parte para que não ocorram panes e o veículo não deixe você na mão justamente quando mais precisa dele. Por isso, confira a bateria (e a capacidade dela de alimentar o sistema), a presença de sinais de alerta no painel do carro e a resposta das lanternas, faróis e afins aos seus comandos. Caso detecte alguma alteração, realize as devidas substituições.

Alinhamento, suspensão e balanceamento

Três aspectos de suma importância para uma condução eficiente do veículo, especialmente em estradas e ruas desconhecidas, são o alinhamento, a suspensão e o balanceamento. Isso porque eles garantem uma maior estabilidade, conforto, controle e, inclusive, a forma (e a velocidade) com a qual as rodas se desgastam.

Caso você perceba que há indícios de problemas funcionais envolvendo os três aspectos ou mesmo não se sinta seguro para atestar se são necessários ajustes em qualquer um deles, não hesite: procure uma oficina mecânica e conte com o auxílio de um profissional da área.

Fluidos do automóvel

Além do que já foi citado, não abra mão da devida reposição dos fluidos do carro, que são fundamentais para que o motor, a direção, os freios, o sistema de arrefecimento e afins funcionem sem atritos ou desgastes. Para saber se está na hora de realizar a troca, a sugestão é simples: confira se os níveis dos fluidos estão abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo.

Itens de segurança

Outro ponto importante na revisão do carro nas férias é conferir se você dispõe de todos os itens de segurança necessários, como o estepe, o macaco, o extintor de incêndio, o triângulo de segurança e a chave de roda. Aproveite também e não deixe de conferir se todos eles estão em boas condições de uso, caso seja preciso utilizá-los em situações de pane ou troca de pneu, por exemplo.

Sistema de limpeza dos vidros

Para finalizar, não deixe de conferir como está o sistema de limpeza dos vidros, já que qualquer alteração neles (manchas, sujeiras, embaçamento etc.) pode afetar a sua visibilidade enquanto conduz o veículo. Para tanto, é claro, testes com os limpadores são indispensáveis.

Como você viu, a revisão do carro nas férias não pode ser feita em cima da hora. Afinal de contas, são diversos itens que demandam atenção da sua parte. Portanto, previna-se e realize-a com antecedência para evitar transtornos indesejáveis! Aproveite o tema do post e confira como viajar em família gastando pouco!

< Voltar

Gostou da matéria? Se inscreva e receba nossas novidades