FAÇA SUA RESERVA AQUI
saiba-como-criar-relacoes-familiares-mais-proximas-em-x-dicas

Saiba como criar relações familiares mais próximas em 5 dicas

A família é a nossa principal fonte de apoio, por isso é importante que os vínculos familiares — principalmente entre pais e filhos — sejam constantemente fortalecidos. Quando existe um ambiente de afeto e compreensão, os filhos sentem-se seguros para expor o que pensam.

O ritmo acelerado do dia a dia faz com que a gente corra contra o tempo para dar conta das atividades diárias, o que pode prejudicar o tempo com a família.

Por conta disso, reunimos 5 dicas para ajudar você a criar relações familiares mais próximas. Confira abaixo:

1. Reúna a família durante as refeições

A conversa na família deve ser diária e as refeições são os melhores momentos para isso. Reunir todos em volta da mesa, pelo menos uma vez por dia, seja no café da manhã ou jantar, é uma boa oportunidade para saber mais sobre a rotina de cada um.

Também é o momento para estar atento à nutrição dos filhos e ensinar, por meio do exemplo, as principais regras do comportamento à mesa: não falar de boca cheia, colocar no prato só o que conseguir comer etc.

2. Demonstre afeto

Beije, abrace e fale o quanto uma pessoa é especial. Afinal, carinho nunca é demais. Esses atos são importantes principalmente durante a infância, crianças que recebem afeto são mais seguras e têm mais autonomia.

Também há outras formas de demonstrar carinho. Respeitar a individualidade, fazer o prato favorito da sua esposa ou marido, ser gentil e alegrar um filho triste são algumas maneiras de ser afetuoso.

3. Pratique atividades físicas com seus filhos

Se você pratica alguma modalidade esportiva, comece a levar seu filho junto, mesmo que ele fique brincando enquanto você faz o seu treino. É uma forma de você compartilhar seu dia a dia com ele, e também o estimula a desenvolver gosto por atividades físicas. Afinal, sabemos da importância dos exercícios físicos para a saúde.

Nas horas livres, convide sua família para fazer alguma atividade. É uma alternativa divertida para o lazer, e que também ajuda a desestressar. Além disso, o esporte desenvolve o espírito de equipe na criança.

4. Estimule o diálogo

Conte como foi seu dia para sua esposa, fale das suas experiências para seus filhos e, principalmente, pergunte a eles como estão se sentido e demonstre interesse pelo que falam. O diálogo é essencial para fortalecer os vínculos.

Com a criança, é necessário ter empatia. Coloque-se no lugar dela para entender o motivo da sua irritação. As crianças têm dificuldades em dar nome ao que estão sentindo e demonstram o descontentamento por meio do comportamento.

5. Invista em viagens com a família

Que viajar é bom, a gente já sabe. E viajar em família é melhor ainda pelo compartilhamento de experiências e boas memórias juntos. Viajar é investimento de tempo com a família.

Viajar para uma criança pode ser ainda mais enriquecedor do que para os adultos, já que as experiências contribuem para o seu desenvolvimento e formação pessoal. Por isso, quando nos lembramos das férias de verão da nossa infância, as primeiras lembranças que surgem são das viagens feitas em família, e não dos brinquedos que ganhamos no Natal.

Outro aspecto positivo de viajar em família é oportunidade de conhecer outras características dos nossos familiares. As crianças, que geralmente estão acostumadas a ver o pai atarefado, conhecerão o lado mais tranquilo e brincalhão do pai. Assim como os pais terão a oportunidade de ver como os filhos reagem ao novo durante a viagem.

Estar disponível para sua família, tanto no cotidiano, quanto nos finais de semanas e feriados, é a melhor maneira de criar relações familiares mais próximas.

E então, gostou do artigo? Então o compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso ao conteúdo!

< Voltar

Gostou da matéria? Se inscreva e receba nossas novidades