FAÇA SUA RESERVA AQUI
Saiba o que fazer para curtir a sua viagem em Juquehy

Saiba o que fazer para curtir a sua viagem em Juquehy

Quem planeja aproveitar o fim de semana para escapar da rotina maçante e atarefada encontra no município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o local perfeito para relaxar, estar com a família e se divertir. Em grande parte, isso se deve aos encantos de uma praia em especial, já que não falta o que fazer em Juquehy.

E é para falar sobre eles que preparamos este post mostrando que, em uma única viagem, é possível desfrutar de sol, mar, história, gastronomia, aventura em meio à natureza, cultura e muito mais. Confira!

Praia, sol e mar para relaxar

Ao falar sobre o que fazer em Juquehy, não há como não começar pela bela praia que encanta a todos que a conhecem. Afinal, com uma orla que chega a 3 quilômetros de extensão, é difícil resistir à tentação de colocar os pés na areia branquinha e dar um mergulho nas águas claras e serenas do mar.

Porém, não se engane: apesar de bastante tranquilo, o que é ideal para quem está viajando com crianças, o mar também possui áreas propícias para quem quer praticar surf, kitsurf e outras modalidades esportivas.

Já para quem aprecia ver o pôr do sol, a região conta com um atrativo à parte: um dos poucos mirantes de São Sebastião de onde é possível ver, ao mesmo tempo, duas praias: a de Juquehy e a do Una. De lá, você pode apreciar o encontro do mar com a natureza e o sol que, aos poucos, some no horizonte promovendo um clima romântico sem igual.

Aliás, por falar em outras praias, quem deseja conhecer mais do litoral norte de São Paulo se depara com várias opções próximas à de Juquehy, como a do Una, a de Boraceia e a da Barra do Sahy. E os atrativos locais não acabam por aí, já que são comuns passeios de barco ou lancha para toda a família.

Muitos, inclusive, levam os visitantes para conhecer as ilhas que ficam perto, como é o caso da Ilha Montão de Trigo, um local de cultura pesqueira e beleza rústica encantadora. Uma vez lá, há programas obrigatórios que nenhum visitante deve deixar de fazer, como o mergulho autônomo para ver de perto a fauna marinha e as trilhas pelas formações rochosas!

Um centro histórico que mistura história, cultura e artesanato

Se a bela praia e a possibilidade de conhecer charmosas ilhas já não são por si só um convite irresistível para conhecer Juquehy, a região ainda traz gratas surpresas por conta da proximidade com o centro de São Sebastião (cerca de 50 quilômetros).

Isso porque essa área do município se trata de um centro histórico, que conta com construções coloniais muito bem preservadas e que parecem nos levar em uma viagem de volta ao passado. Para se ter ideia, há algumas edificações que são dos séculos XVII e XVIII! A Igreja Matriz, a Casa Esperança e o Museu de Arte Sacra são exemplos disso. Esse último, inclusive, conta com um acervo histórico e cultural primoroso.

Além disso, há a charmosa Praça Major João Fernandes, que ainda mantém a tradição de atrair os moradores para jogar conversa fora, provar algum quitute nas barracas e reunir a família para se divertir com tranquilidade e segurança.

De quebra, ainda há na região uma grande valorização do artesanato, em especial o feito com a madeira e o barro, que trazem técnicas seculares de produção e podem ser conferidos em lojas e feiras com artesãos locais.

Restaurantes para provar o melhor da gastronomia

Falar em curtir a viagem e não mencionar nada sobre gastronomia, não dá, não é mesmo? Afinal, comer bem e experimentar novos pratos são dois dos pequenos prazeres da vida capazes de gerar ótimos momentos para compartilhar com quem a gente gosta e até mesmo contar histórias, tanto do local que visitamos quanto de quem prepara cada alimento.

E, em Juquehy, o que não falta são lugares para encher os olhos e, principalmente, dar água na boca! Um exemplo é o Cheiro Verde, com uma decoração bem praiana (há uma prancha logo na entrada) e acolhedora, que tem como forte a culinária com pescados e frutos do mar.

Outra opção é o charmoso Bistrô Juquehy, que tem uma ambientação com foco na natureza e conta não apenas com uma boa cartela de vinhos, mas também um cardápio variado que vai de massas a grelhados. Já o Pizza Bar & Arte Freijó diverge das alternativas anteriores e oferece a você e sua família um ambiente rústico, onde é possível saborear as mais diferentes (e apetitosas) pizzas artesanais feitas em forno a lenha.

Passeios em meio à natureza

Para finalizar este post sobre o que fazer em Juquehy, não podíamos deixar de fora os programas com foco no ecoturismo. Isso porque a região tem um diferencial único: é integrada à Mata Atlântica, o que permite diversificar (e muito) as atividades com os filhos — indo do litoral à floresta em questões de minutos.

Para quem busca aquele friozinho na barriga, por exemplo, há passeios perfeitos a fim de despertar e viver esse lado aventureiro. Tratam-se de trajetos feitos com canoas ou caiaques pelos rios que adentram a mata — uma experiência diferente de tudo o que você já teve. Já para quem deseja relaxar o corpo e a mente, há a possibilidade de conferir de perto belíssimas cachoeiras que compõem cenários energizantes e serenos.

Fora isso, quem aprecia esportes de aventura também encontra uma opção de passeio: realizar trekking para desbravar a vegetação nativa e, de quebra, desenvolver uma consciência ecológica ao passo que conhece e aprende mais sobre ela. Para completar as possibilidades e começar o dia com o pé direito, que tal fazer um piquenique com a família, rodeados pelo verde?

Como você leu, não faltam opções, quando o assunto é o que fazer em Juquehy. Tudo isso só mostra (e comprova) como esse lugar se tornou um destino especial para quem quer fazer uma viagem para fugir da rotina e desfrutar de diversas opções de lazer para toda a família. Por isso, não perca tempo e conheça de perto esse paraíso! Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de outras informações sobre a região.

< Voltar

Gostou da matéria? Se inscreva e receba nossas novidades